Reunião decide que o pleito acontece no dia 20 de maio

Por Rodrigo Ferraz

Uma reunião foi realizada na manhã desta sexta-feira na Uesb pelo Conselho Superior da Universidade (CONSU) com o intuito de redefinir o novo calendário eleitoral para eleição de Reitor da instituição. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) e contou com a presença de professores, estudantes e servidores dos três campi (Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga).

Ao final da reunião, ficou decidido que a eleição muda de data. A comunidade acadêmica irá escolher o novo reitor no dia 20 de maio, sendo que o período de campanha acontece de 03 a 18 de maio.

A mudança aconteceu devido a uma Ação Ordinária com Pedido de Tutela e Inibitória, movida pelo professor e pré-candidato a reitor da instituição, Itamar Aguiar. No documento, ele alegou que o mês de março seria atípico para as eleições, além de ter questionado o curto espaço de tempo para a campanha.

O presidente do CONSU e Reitor da Uesb, Abel Rebouças, reconheceu a falha e disse que o regimento eleitoral foi publicado fora de época. “Por isso, foi necessária a prorrogação do prazo para o pleito”, explica.