O Grupo de Mobilização em defesa da criação da UNERC, Universidade Estadual do Rio das Contas, não deixa a chama da idéia se apagar. Nesta sexta-feira 21, na praça Rui Barbosa, emJequié, o movimento iniciou uma nova exposição artística com o nome “O Segundo olhar da Arte sobre a UNERC”, com estandartes, pinturas e outros materiais. Idealizada pelo professor Jorge Barros, da UESB, a proposta é reforçar a luta pela criação da nova universidade no Campus da UESB de Jequié, a partir do desmembramento desta instituição. Além de uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores e atos públicos, documentos com essa reivindicação já foram entregues ao governador Jaques Wagner e aos deputados estaduais na Assembléia Legislativa, no ano passado e também em 2010.
Autonomia e projeto estratégico
“Essa exposição aqui na praça, nesta sexta e sábado (22), é uma demonstração de que queremos autonomia para definir a política de nível superior em Jequié e região”, argumenta o professor. “A recente eleição para reitor da UESB reforça nossa causa. Uma candidata de Jequié venceu esmagadoramente aqui no Campus, mas foi derrotada a partir dos votos em Vitória da Conquista. A diferença de concepção e projeto estratégico de universidade já existe”, completou.
Um pessoa que não quis se identificar, observando os cartazes e o conjunto da exposição, fez o seu comentário: “Para que Jequié possa eleger um reitor do seu campus é necessário que Jequié tenha a sua própria universidade.Jequié não precisa estar a reboque de Vitória da Conquista ou qualquer outro centro de referência, nós somos o centro de referência”, desabafou.
Com informações do Gicult e edição deste blog.
fonte: Bahia em foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário