segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Desmembramento da UESB saiu da ordem do dia

por Wilson Novaes




O projeto de desmembramento do campus de Jequié, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB e a subsequente criação da Universidade Estadual do Rio das Contas-UNERC, com reitoria em Jequié, parece não mais constar da ordem do dia das discussões envolvendo professores e políticos simpatizantes e aliados ao governador do Estado. O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, em visita a UESB em Vitória da Conquista, parece ter atirado uma ducha fria nos defensores da proposta, ao afirmar  que a questão não está sendo discutida no governo “que não tem condições financeiras e orçamentárias para criar uma nova universidade no interior do estado”. Em recente reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Jequié, o Reitor da UESB, professor Abel Rebouças, disse em alto e bom som, que Jequié dispõe de toda estrutura favorável ao desmembramento. No final da reunião, foi sugerida inclusive, a ida de uma comissão ao governador Jaques Wagner, para discutir a possibilidade do anúncio vir a ser feito na próxima visita dele [governador] a Jequié neste mês de outubro. De posse de um estudo preliminar elaborado por uma comissão criada na própria universidade, um grupo de docentes – Jorge Barros, Ivo Nery, Ana Angélica Barbosa e Cláudia Ribeiro, defendeu com veemência a proposta no programa Notícia em Debate (95 FM), em 26 de setembro, considerando ser esse o momento oportuno e favorável.


Docentes da UESB, Jorge Barros, Ana Angélica Barbosa, Ivone Gonçalves Nery e Cláudia Ribeiro, defenderam a criação da Universidade no programa Notícia em Debate (95 FM)
Docentes da UESB, Jorge Barros, Ana Angélica Barbosa, Ivone Gonçalves Nery e Cláudia Ribeiro, defenderam a criação da Universidade no programa Notícia em Debate (95 FM)
A reivindicação no momento parece não ter a mesma intensidade e sustentação de dias atrás. Cresce dentro da própria comunidade acadêmica local, opiniões  contrárias ao desmembramento. Espera-se no entanto, que a classe política local exerça o seu papel e saia em busca de remover os obstáculos, caso seja a possível a  criação da Universidade de Jequié e que assim acontecendo possa a nova instituição contribuir, como consta no ante-projeto, com as condições de desenvolvimento econômico, educacional e social de Jequié e sua microrregião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário